Evento na Câmara Municipal entrega Medalha Lucília Guimarães Villa-Lobos à mulheres importantes para Paraíba do Sul e Inaugura Galeria das Vereadoras do Legislativo Sul-paraibano

O presidente da Câmara Municipal da Paraíba do Sul, Diogo Jacaré (União Brasil) realizou um evento em Paraíba do Sul: a entrega da Medalha Lucília Guimarães Villa-Lobos em homenagem às mulheres que de alguma forma são expoentes e exemplos de vida para nossa cidade. A solenidade aconteceu no saguão do Palácio Tiradentes, na Câmara de Vereadores, na última terça-feira dia 20 de junho.
A Sessão Solene de entrega da Medalha Lucília Guimarães Villa Lobos, conforme estabelece a Lei Municipal Nº 3.452, DE 16 DE ABRIL DE 2018 é de autoria do vereador DIOGO DO NASCIMENTO AZEVEDO – DIOGO JACARÉ, e acontece por seu QUINTO ANO CONSECUTIVO, onde o objetivo é celebrar o respeito, o valor e a dignidade da mulher sul paraibana.
Lucília Guimarães Villa-Lobos nasceu em Paraíba do Sul no dia 26 de maio de 1886 , foi pianista e professora de música brasileira. Fez seus estudos no antigo Instituto Nacional de Música.
Foi importante intérprete da obra de Heitor Villa-Lobos durante 22 anos, tendo se casado com este em 1913. Foi precursora do ensino da música e do canto em escolas públicas do Brasil, uma vez que teve grande atuação no magistério público como orientadora do Serviço de Educação Musical e Artística, onde ministrou cursos de canto orfeônico para outros professores. Dirigiu o Coro Padre José Maurício na Escola Normal Orsina da Fonseca, que recebeu prêmio do Ministério da Cultura do Brasil. Em 1935 organizou o coro do Santo Cristo, no Rio de Janeiro. No natal do mesmo ano, realizou sua estreia na Rádio Tupi, onde teve aclamação do grande público, tendo realizado apresentações por todo o Brasil. Ela também criou o conjunto Vozes do Brasil, onde formou 15 professores de canto.
Ela também era poetisa e escreveu muitas letras para cânticos integrados ao repertório de orfeões escolares, além de arranjos de cantigas folclóricas e sertanejas. Uma de suas principais obras, Hino ao Sol, que foi regida diversas vezes por Villa-Lobos, foi apresentada em Praga no ano de 1936, no idioma tcheco. Escreveu também outras canções de sucesso, como "Despertar", "Bendita é a nossa terra" e "Meu Sertão".
Ela veio a falecer em 25 de maio de 1966, na véspera do seu aniversário de 80 anos.
FILHAS DE EVA homenageadas pelo presidente da Câmara Municipal, DIOGO JACARÉ.
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
O colaborativo Filhas de Eva nasceu da necessidade de dar vida e visibilidade ao negócio de amigas empreendedoras. A força de mulheres tomou uma proporção tão grande que em 15 dias as filhas de Eva reuniram mais de 50 mulheres com esse mesmo propósito, e assim aconteceu a primeira feira em Maio deste ano.
Hoje elas já têm um grupo ativo com mais de 100 mulheres e nesse ano realizaram feiras, encontros e eventos para fortalecer o empreendedorismo feminino.
O Colaborativo Filhas de Eva é para mulheres que amam empreender e se identificam com os mesmos desafios em relação às multitarefas que precisam desempenhar diariamente.
O objetivo é gerar network entre as empreendedoras e criar uma grande rede de apoio, onde cada uma aprende com a experiência da outra.
FRANCISCA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA DE ABREU homenageada pelo VEREADOR SILVESTRE
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Francisca Maria da Conceição Silva de Abreu, nascida no dia 18 de janeiro de 1957, em Paraíba do Sul. Filha do Severino Xavier da Silva e Manoelita Machado da Silva. Católica, casada com Mizael Carvalho e mãe de dois filhos, Vanessa e Wagner, avó de dois lindos netos, Álvaro e Vagner.
Francisca Maria deu início aos trabalhos sociais ainda jovem na escola, participou da fundação do centro cívico no Colégio Estadual Monsenhor Francisco e também no grêmio estudantil. Participou da fundação do Fome Zero no município de Paraíba do Sul e, também, foi incentivadora da cultura de Dança da Roça, (quadrilha junina), por 24 anos.
Fundou a associação de moradores do bairro Limoeiro, a fundação do Conselho de Saúde Municipal de Paraíba do Sul e hoje participa dos trabalhos sociais da igreja da comunidade do Limoeiro. Atualmente, Francisca faz parte também como líder comunitária da pastoral da criança, fundada em 26 de setembro de 1994, atendendo crianças de 0 a 6 anos e gestantes. O trabalho realizado pela dona Francisca é feito diariamente, visitando famílias e acompanhando o desenvolvimento das crianças e gestantes, cujo trabalho é feito sem fins lucrativos. Trabalhos, esses feitos como, campanha de agasalhos, doações de cestas básicas, remédios, roupas para recém-nascidos, infantil e adulto, material de construção, móveis e tudo que as famílias acolhidas venha a precisar. Além desses trabalhos, dona Francisca junto com arrecadações de parceiros, fornece bolsas e kits de natal no mês de dezembro, durante o ano também vem realizando festas de páscoa e festa do dia das crianças em seu bairro Limoeiro.
Acreditando em um futuro mais digno para as famílias que a procuram, Francisca faz o impossível para levar felicidade para cada um.
ROSELI VILELA NOVAES homenageada pela VEREADORA TIA NORMA
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
A Professora Roseli Villela Novaes nasceu no dia 17 de março de 1970, no Município de Paraíba do Sul, filha de Francisco de Paula Novaes e de Minervina Vilela Novaes, é a caçula de 3 irmãos, Francisco e Liane. Seus pais vieram de Muriaé, Minas Gerais, para trabalhar na Fazenda Santa Inês, pertencente a Senhora Osvalda Nogueira.
Cresceu num lar simples, aconchegante, cristão, e descobriu sua vocação para ser educadora na infância, pois adorava brincar de escolinha com seus amigos, embora tivesse o sonho de ser Veterinária.
Ingressou sua vida escolar em 1976 na Escola Horácio de Mello em Cavaru, alfabetizada aos 6 anos, em 1979 concluiu com êxito o primeiro Segmento do Ensino Fundamental, dando continuidade aos estudos no Colégio Estadual Ribeiro de Avellar. Fez o Curso Normal no Colégio Sul Fluminense em Paraíba do Sul com apenas 16 anos de idade.
Em 1988, assume o cargo de professora pela Fundação Educar para jovens e adultos. Em 1989 assumiu o cargo de Professora e Gestora da Escola Municipal Horácio de Mello, trabalhando em vários segmentos.
Surge a necessidade do Curso Superior, embora já decidida, Roseli Vilela concluiu o Curso de Pedagogia em 2012. Já em 2014, a sua Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Por sua capacidade, responsabilidade e o excelente trabalho que faz, a Professora Roseli continua até os dias atuais como Gestora da Escola Municipal Horácio de Mello. A Escola é muito bem cuidada, organizada e todos são sempre bem recebidos por ela e sua equipe.
Contudo, são 35 anos de dedicação ao Magistério Público Municipal, fazendo o melhor para as crianças de sua Comunidade Escolar, pois os alunos estão sempre em Primeiro lugar.
Como diz Paulo Freire:
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
LÚCIA HELENA FREIRE DIAZ homenageada pelo VEREADOR LÉO CORRÊA
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Lúcia Helena Freire Diaz é carioca, engenheira e especialista em gerontologia, profissão que exerce atualmente. Em 2016, após visitar várias cidades do interior do Estado do Rio, decidiu morar em Paraíba do Sul, porque ficou cativada pela simplicidade dos moradores e a possibilidade de concretizar o ideal de projetar um Centro de Convivência para Idosos em ambiente rural, com desenvolvimento de políticas sustentáveis para o meio ambiente, como recuperação de recursos hídricos na cidade, reflorestamento através de agroflorestas, cultura de reciclagem, compostagem e hortas agroecológicas, contra o uso de agrotóxicos, respeitando o solo e a qualidade de vida de funcionários e moradores da região.
Em 2018, abriu uma empresa para possibilitar o desenvolvimento de projetos para inclusão de crianças com necessidades especiais em tratamentos e interação com equinos com um centro de atividades equestres, na Fazenda Verdessência. Também em 2018, concluiu um curso de especialização em equoterapia pela Associação Nacional de Equoterapia e participação no Congresso Nacional de Equoterapia em Florianópolis, onde foram estudadas e pesquisadas adequações para a nossa cidade.
Em 2020, Lucia Helena Freire Diaz recebeu o Título de Cidadão Honorário de Paraíba do Sul pela Câmara Municipal. No mesmo ano, houve mudança de atividades da Fazenda Verdessência. Agora, direcionada à hospedagem eco rural e centro de convivência, para eventos ou reuniões. Mais recentemente, uma nova frente foi iniciada: o Restaurante Sabores D’Aipim.
LILIANE RIBEIRO ALCÂNTARA homenageada pelo VEREADOR GUILHERME VÉI
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Liliane Ribeiro Alcântara, nascida no dia 23 de Março de 1980, em Paraíba do Sul. Professora formada e graduando em matemática, hoje junto ao marido Alexandre (Pele), na qual são casados há 28 anos, estão à frente do Núcleo do Jatobá Futebol desde 2015, acolhendo mais de 100 crianças e jovens, com as categorias até sub 20.
Já participaram de diversas competições na cidade e região, inclusive representou o nome da cidade na copa TV Rio Sul em Volta Redonda, utilizando do esporte também como projeto assistencial das famílias e crianças.
“Estamos na caminhada desde então, na luta para proporcionar alegria às crianças, participamos sempre de campeonatos fora da cidade e é uma honra fazer parte dessa família que hoje chamamos de família jatobá." disse Liliane
MARIA HELENA SALGADO LEMOS homenageada pelo VEREADOR ELIEL
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Maria Helena Salgado Lemos nasceu em Rio das Flores e, desde os seis anos, residente em Paraíba do Sul. Estudou na Escola Normal de Paraíba do Sul e graduou- se em Pedagogia na Universidade Severino Sombra. Sendo Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco.
Quando ingressou na vida profissional foi lotada na escola Manoel Vaz, TIM Lopes e por último Escola Municipal Paulo Lacerda, todas na mesma comunidade, para sua Honra, Glória e sempre com as bênçãos de Deus!!!
ZÉLIA BARROS homenageada pelo VEREADOR ELIEL
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Zélia Barros Pinto, nascida em Belo Horizonte, em 19 de dezembro de 1938, cuja família estabeleceu-se em Paraíba do Sul nos anos 50, é professora aposentada da Rede Pública Estadual, atriz que venceu o quadro “A grande chance” do programa Flávio Cavalcanti da Rede Tupi de Televisão nos anos 60. Aprendeu canto e participou do Coral da Professora Lucília Guimarães Villa-Lobos. Teve participação como atriz nos filmes, Copacabana e Bendito Fruto, além de ter participado também em diversas peças teatrais em Paraíba do Sul.
ARLETE DO CARMO GORITO PANOEIRO TEMPONE homenageada pelo VEREADOR CHIQUINHO
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Sra. Arlete do Carmo Gorito Panoeiro Tempone, nasceu em Andrade Pinto, distrito de Vassouras, no dia 05 de outubro de 1952. Aos 03 anos de idade sua família mudou-se para Paraíba do Sul. Estudou na Caridade e posteriormente no Colégio Sul Fluminense onde se formou no curso Normal em 1971, lecionou apenas 02 anos e meio, pois foi aprovada no concurso do Banco do Brasil, trabalhando inicialmente em Volta Redonda, posteriormente em Três Rios e no ano de 1983 em Paraíba do Sul, onde trabalhou até sua aposentadoria.
Em 07 de novembro de 1977 concluiu o curso de piano clássico no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, teve algumas alunas de piano, porém devido a extensa carga horária no banco, não permitiu que continuasse na sua tarefa de ensinar essa linda arte musical.
Casou-se em 1983, com o já falecido professor William Tempone, e tiveram 03 filhos: Saulo, Daniel e Danilo.
Sendo de família católica praticante, sempre procurou ajudar nas atividades da Igreja e começou a trabalhar, como auxiliar de catequista, com apenas 13 anos e aos 16 anos assumiu, já como catequista, uma turma de adolescentes e jovens que estavam se preparando para receber o sacramento da Crisma.
Se identificou muito com essa faixa etária, criou e organizou um grupo de jovens da Paróquia, o CLJ (Curso de Liderança Juvenil) que completou no ano passado 10 anos e por ele passaram muitos jovens. O objetivo do grupo é formar líderes que cumprem este papel, onde tem um jovem que faz parte do CLJ, ali existe um líder.
ELAINE CRISTINA ARRUDA AGUIAR homenageada pelo VEREADOR DEDÉ
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Elaine Cristina Arruda Aguiar, casada, mãe de duas filhas, Amanda e Analice, é Assistente Social de formação, pós graduada na FAGOC em Política Social.
É servidora pública concursada desde 2005, mas desde 1998 atua no serviço público.Já atuou na Saúde, na Policlínica e no Setor de Tratamento Fora do Domicílio – TFD, na Educação, na Creche Wilson Barros Onofre.
Na Assistência Social iniciou sua atuação em 2011, e desde 2021 é Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
ROSEMARI MARIA AZEVEDO homenageada pelo VEREADOR ANDRÉ SALGUEIRO
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Rosemari Maria Azevedo, tem 48 anos, nascida em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.
Entrou na congregação em 1992 aqui em Paraíba do Sul, como formanda e professou em 2000, onde irá fazer 25 anos de vida religiosa em 2025.
Fascinada pela vida religiosa desde criança e muito bem decidida, queria ser freira, e começou todo o processo aos 16 anos. Trabalhou em várias casas de congregação e agora está como coordenadora do Instituto Imaculado Coração de Maria. Tem como meta trazer uma melhora física para o bem estar das meninas e dos funcionários, além de oferecer trabalhos para a comunidade sul-paraibana.
SOLANGE APARECIDA VALLE PEDROSO homenageada pelo VEREADOR CANELA
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Solange Aparecida Valle Pedroso, nascida em Paraíba do Sul, teve início na educação de Paraíba do Sul em 12/10/1988, estando a 34 anos e 6 meses atuando na educação, com quase 29 anos somente na escola Albino.
DONA, COMUNIDADE DE EMPREENDEDORISMO FEMININO. homenageadas pelo VICE-PREFEITO ANDERSON DENTISTA.
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
DONA é uma comunidade voltada ao empreendedorismo feminino com o intuito de impulsionar negócios femininos, levar conhecimento, inspiração, iniciativas de apoio, networking, fortalecimento dos negócios e autoconfiança.
Impulsionar negócios e empoderar mulheres é o propósito da DONA.
VIVIANE CALDEIRA CARNEIRO homenageada pela PREFEITA DO MUNICÍPIO DAYSE ONOFRE
BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA:
Nascida em 10 de Abril de 1986, na capital fluminense, Viviane Caldeira Carneiro, veio para Paraíba do Sul ainda com 02 anos, morando no bairro Vieira Cortez. Em 2008 prestou o vestibular para a antiga Universidade Severino Sombra, sendo aprovada para o curso de engenharia ambiental, e logo depois foi contratada como estagiária pela MRS, tendo feito um trabalho tão exemplar que foi logo contratada de forma efetiva.
Casou- em 2014, e no ano seguinte, não mais residindo em Paraíba do Sul, engravidou do seu filho, Henrique, afastando-se assim da sua carreira profissional, um tempo depois, engravidou do Guilherme, seu segundo filho.
Retornando para Paraíba do Sul, com 2 anos e 4 meses, seu primeiro filho, Henrique, foi diagnosticado com autismo.
Viviane o matriculou na creche Deolinda, onde seu filho foi muito bem recebido, entretanto, percebeu que havia uma certa dificuldade na comunicação entre os pais com filhos com TEA e a escola, sendo agravado ainda mais pela pandemia. Percebendo isso, Viviane sentiu que precisava fazer algo, sendo ela uma pessoa muito resolutiva, em uma conversa com uma mãe surgiu a ideia de formar uma associação que representasse estes pais e estes alunos.
Hoje, a AFEPS – ASSOCIAÇÃO DE FAMÍLIAS ESPECIAIS DE PARAÍBA DO SUL, já com mais de 1 ano de fundação, acolhem mais de 100 famílias, com foco no acolhimento a família da criança com TEA, e entender a necessidade de cada um.
GALERIA DAS VEREADORAS DO LEGISLATIVO SUL-PARAIBANO
A solenidade na Câmara Municipal também inaugurou, por determinação do presidente desta casa, Diogo Jacaré, A Galeria das Vereadoras do Legislativo Sul-paraibano, enaltecendo a representatividade feminina e a importância da mulher na política, A Galeria das Vereadoras do Legislativo Sul-paraibano, é fruto de uma pesquisa histórica realizada pelo departamento Histórico-Político do legislativo sul-paraibano, cujo objetivo é homenagear as mulheres que já exerceram o cargo de Vereadoras em Paraíba do Sul. Doze (12) mulheres foram eternizadas na Galeria para mostrarem seu legado, trabalho e contribuição com a nossa história e construção política e administrativa.
A galeria recebeu o nome de uma das vereadoras mais admiradas da história política da cidade: Dona Yeda do Espírito Santos, que por anos dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados, sendo recordista de mandatos e tendo sido a única mulher a exercer o cargo de Presidente da Câmara Municipal.
Conheça os nomes da homenageadas da GALERIA DAS VEREADORAS
“VEREADORA YÊDA DO ESPÍRITO SANTO”
- EUNICE DE MATOS PORTAS
- EUNICE PENICHE DE MIRANDA
- MARIA MINERVINA DUTRA
- MARIA AUXILIADORA GUIMARÃES AGUIAR
- YÊDA DO ESPÍRITO SANTO DA SILVEIRA
- ANA LÚCIA FONSECA DE LIMA
- RITA DE CÁSSIA XAVIER DA SILVA BERALDO
- MARIANGELA BRICK SANTOS
- MARIA DE LOURDES DANTAS DA SILVA – LURDINHA
- MARIA DAS GRAÇAS BOUZADA MARCOS – GRAÇA MARCO
- JOELMA ROSALLA DOS SANTOS
- NORMA APARECIDA DE SOUZA LIMA – TIA NORMA