191 anos de Paraíba do Sul, é marcada com reconhecimento a 35 homenageados com os Títulos de Cidadão Honorário.

191 anos de Paraíba do Sul, é marcada com reconhecimento a 35 homenageados com os Títulos de Cidadão Honorário.
Aconteceu na noite do dia 15 de janeiro de 2024, a Sessão Solene da Câmara Municipal de Paraíba do Sul em comemoração aos 191 anos de emancipação político-administrativo do município de Paraíba do Sul, na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Diogo Jacaré e demais Vereadores, consagraram 35 homenageados com os Títulos de Cidadãos Honorários, tornando pessoas que contribuem com a história e o desenvolvimento da nossa cidade, mas tenham jurisdição ou nascido em outro município. Entre elas são:
Homenageados pelo Presidente da Câmara Municipal de Paraíba do Sul, DIOGO DO NASCIMENTO AZEVEDO – DIOGO JACARÉ
João José Lavrados Carrilho, nascido em 10/03/1960 em São Paulo, professor de Matemática pela USP - Farias Brito, Economista Universidade Gama Filho, começou sua vida profissional como Office Boy o Banco Mercantil do Brasil, trabalhou no Banespa, Banco Geral do Comércio - Cobal, foi diretor Adjunto de Câmbio no Banco de Crédito Comercial - Rio de Janeiro, com 22 anos. Aos 23 anos foi Diretor Adjunto Financeiro na ITT - Standard Eletrônica Multinacional com 7.000 funcionários, onde foi Diretor Financeiro, Administrativo Comercial, Vice Presidente da SESA Locadora.
Aos 28 anos foi Diretor e Presidente da LEG Multinacional.
Aos 32 anos foi Presidente do Conselho de Agricultura do Estado, onde implantou as Micro Usinas de Leite e Microbacias , neste mesmo ano foi Diretor de Ribeiro Engenharia S/A. Aos 33 anos, fundou a Búzios Serviços, onde chegou a ter 4.500 funcionários, empresa de Engenharia e Limpeza Pública. Atua no mesmo segmento com outras empresas, hoje na Multi Engenharia Construtora Monte Agha. Trabalha no Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santos, Bahia e Minas Gerais.
Romildo Luis da Silva, nascido em Ipuã, São Paulo, em 1975, saiu de sua terra natal para trabalhar na empresa Alfa, em Campinas. Em 1999 chegou à Paraíba do Sul em Vieira Cortez, e aqui constituiu família, inicialmente trabalhando como borracheiro. Devido a problemas de saúde que o impedia de continuar seu trabalho como borracheiro, começou a comercializar peixes, onde passou a conhecer muitas pessoas, e com sua simpatia e caráter se tornou um amigo e é muito considerado por toda a população. Hoje é um empresário e comerciante respeitado e estimado por todos e com muito orgulho tornou-se um verdadeiro cidadão sul-paraibano.
Joab da Rocha Oliveira, funcionário público há mais de 15 anos, começou sua vida profissional na secretaria de turismo em Armação dos Búzios. Posteriormente fez parte do corpo técnico da secretaria de desenvolvimento social, trabalho e renda, onde auxiliou a construção de políticas públicas para a cidade de Armação dos Búzios. Em 2021, alçou assim a assessoria da Presidência da FAETEC, onde teve o prazer e a satisfação de trabalhar, levando qualificação profissional para vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, auxiliando na integralização da qualificação profissional para todo o Estado. Hoje faz parte do corpo técnico da Fundação CECIERJ, assessorando o presidente João Carrilho, levando educação a distância para todos.
Marco Antonio De Carvalho Cruz, casado com a Senhora SHEILA COSTA ARAUJO CARVALHO, nascido em 23/11/1968 em Petrópolis, residente e domiciliado na Rua Deocleciano Alves de Souza 761 Santo Antônio – Paraíba do Sul – RJ. Advogado militante desde o ano 2000 formado pela UCP (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETROPOLIS) Torcedor incondicional do FLUMINENSE e bem chegado aos afazeres culinários gosta muito de fazer um mocotó, uma rabada, torresmo, dobradinha entre outros Sul-Paraibano de corpo e alma, já aqui nesta cidade conheceu e se casou com sua alma gêmea, Casou-se com a Srtª SHEILA ARAUJO COSTA CARVALHO na Igreja de Santo Antônio. Seus avós maternos (in memorian) naturais de Queima Sangue, fato este que lhe faz identificar mais ainda com o município. Gosta de ouvir uma boa música MPB e também FLASHBACKS, principalmente dos anos 70/80. Gosta de animais, principalmente os vira-latas caramelos. Os lugares que mais gosta em Paraíba do Sul são: em primeiro lugar o bairro Santo Antônio, e com prazer especial Matozinhos e Parque Salutaris.
Homenageados pelo vice-presidente da Câmara Municipal vereador JOSÉ GLICÉRIO BENTO BERNARDES – CANELA
Nathalia Antunes Pereira, enfermeira concursada no município de Paraíba do Sul, mineira, é moradora de Paraíba do Sul há 9 anos, escolheu viver aqui porque simpatizou com a cidade, foi muito bem recebida pelos amigos de trabalho e vizinhos. Atuou na atenção básica do município onde passou por algumas unidades de saúde, atualmente trabalha na UBS do bairro Limoeiro. Veio para a cidade com um colchão, uma televisão e um ventilador. Hoje tem sua casa própria, um concurso e um trabalho de carteira assinada no hospital de três rios onde também atua como enfermeira.
Jociano Bispo da Silva nome social de Cheff Índia, 35 anos, nascida em Itiúba-Bahia. Aos 16 anos saiu de sua terra natal, aos 18 ingressou no ramo de restaurante na curiosidade de aprender, desde então, nunca mais largou as panelas e as facas, morou por 5 anos em Juazeiro e Petrolina - Pé. Onde se profissionalizou. Fez curso profissionalizante no Senac de Culinária Trivial e desde então, a cada dia procura sempre se renovar.
Mudou-se para Trancoso em Porto Seguro-Bahia, onde a culinária é mais voltada para pratos típicos baianos. Depois de 6 anos em Trancoso recebeu o convite para trabalhar na Rede Capim Santo da Cheff Morena Leite, onde entrou como auxiliar e se consagrou como uma das melhores Cheff da rede. Hoje é Cheff particular de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank há quase 3 anos, no Rancho da Montanha na Região de Membeca, município de Paraíba do Sul, sempre se desloca do Rancho para fazer compras, como: Frutos do mar, todo tipo de legumes, verduras e alimentos secos, chegando até levar para o Rio, dando preferência ao comércio da região. E desde o início seus Patrões, Bruno e Giovanna sempre prezam em fazer suas compras no comércio local. Cheff Índia ama comprar nas quitandas de pequenos e micro produtores onde sempre é bem recebida e é atendida com muito amor e carinho.
Deputada Rosangela Gomes, nascida em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, está como secretária de Desenvolvimento Social e Direito e no seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília, como deputada federal. Formada em Direito, pós-graduada em Políticas Públicas e Direito Público e agora graduanda de Mestrado em Administração Pública.
Foi deputada estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, foi vereadora no município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Filha de pai e mãe alcoólatras, sempre estudou em escolas públicas. Ainda muito jovem iniciou a sua luta pelo povo. Obreira há mais de 30 anos na Igreja Universal do Reino de Deus, abraçou a causa da juventude menos favorecida e abandonada pela sociedade. Rosangela liderou um projeto voltado para jovens, a fim de ressocializar aqueles que em virtude de problemas familiares e emocionais. Em 2008 ocupou a cadeira de Presidente Nacional do PRB Jovem..
Enquanto vereadora, Rosangela presidiu a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor e a Comissão de Combate à Desigualdade Racial, fundada por ela. Assumiu como membro da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, como relatora na Comissão de Constituição e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e participa também da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a qual também fundou. Em 2021, foi eleita a Quarta Secretária, sendo a primeira mulher negra a compor a mesa diretora da Câmara.?
Em 2022, Rosangela Gomes esteve em NY para inauguração da Casa da Mulher Brasileira, para onde destinou emendas que pudessem assegurar a medida de apoio às mulheres brasileiras em situação de fragilidade.
Nas eleições de outubro de 2022, Rosangela Gomes foi reconduzida pela terceira vez para o cargo de Deputada Federal pelo estado do Rio de Janeiro com 76.292 mil votos. Em fevereiro de 2023 Rosângela se licenciou da Câmara Federal para assumir o cargo de Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em seu estado de origem.
Homenageados pelo 1º Secretário da Câmara Municipal, vereador ANDRÉ VIEIRA DE SOUZA SALGUEIRO
Aline de Souza Villela, nascida na encantadora cidade de Juiz de Fora. Ela é filha dos ilustres e saudosos José Nanto Martins Villela e Maria de Almeida e Souza Villela. Desde jovem, Aline demonstrou um talento nato para os negócios, o que a levou a se formar em Contabilidade, adquirindo um vasto conhecimento sobre as complexidades financeiras e administrativas do mundo empresarial. Além disso, ela buscou aprimorar sua sensibilidade estética e sua paixão pelo belo, realizando especialização em Paisagismo e Decoração, tornando-se uma verdadeira expert no assunto.
Aline encontrou o amor de sua vida nos braços do carismático e influente Gestor Público e Político Sul Paraibano, Júlio Canelinha. Juntos, eles formam um casal poderoso e inspirador, unindo suas forças e habilidades para transformar a sociedade e promover o desenvolvimento da região.
Mãe de Hugo e Nanto Villela, que trazem ainda mais alegria e orgulho para essa família abençoada. Aline é uma mãe dedicada e amorosa, sempre presente na vida de seus filhos, transmitindo valores de respeito, ética e responsabilidade. A paixão de Aline por Paraíba do Sul começou a florescer durante seu namoro com Júlio Canelinha e se intensificou após o casamento. Ela se encantou pela beleza e encanto da cidade do centro sul fluminense, decidindo estabelecer raízes e construir seu lar em uma propriedade rural.
Aline de Souza Villela é uma mulher de sucesso, uma mãe exemplar e uma cidadã comprometida com o desenvolvimento de sua comunidade. Sua trajetória é marcada por conquistas e superações, sempre com um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e gratidão.
Manoel Fonseca Dos Santos, nascido em 1959, em São João de Meriti, é pai e avô orgulhoso. Multifacetado, o homenageado já foi Fuzileiro Naval, formando-se em 1978 e servindo no Batalhão de Engenharia. Após servir a nação, foi vendedor da Unilever e Supervisor da Massas Cadore e Corinto, até finalmente se aposentar. Morando na Baixada Fluminense, pode em oportunidades da vida, conhecer o Município de Paraíba do Sul e se apaixonou, por sua calmaria, segurança e população, e por 20 anos subia a Serra para passar feriados na cidade com sua família, finalmente adotando como moradia há 5 anos atrás e demonstrando a cada conversa seu amor e vontade fervorosa de ver Paraíba do Sul grande e próspera. Além disto, o homenageado, como diretor social de sua Igreja, participa e organiza diversos eventos de acolhimento, espiritual e físico, de forma a espalhar a palavra de Deus e ajudar os necessitados, sempre com um sorriso no rosto e pronto para mais uma história.
Edilton Cardoso dos Santos nasceu em Wenceslau Guimarães, na Bahia. Nasceu em família humilde e começou a trabalhar com 07 anos de idade para ajudar a mãe após a morte de seu pai. Ele trabalhava na roça, numa produção de cacau junto aos irmãos. O dinheiro que ganhava era apenas pra por comida na mesa da família. Morou em várias fazendas, enfrentando a fome, a sede e os desafios típicos de uma família nordestina. Aos 17 anos, ele e sua família foram convencidos a tentar mudar de vida e se tornaram integrantes do movimento SEM TERRA, onde durante anos viviam em acampamentos fruto de invasões de propriedades em busca da tão sonhada terra própria. Por lá, sofreram perseguições e muitos desafios, mas foi neste local que Edilton conheceu sua esposa, Luciene Souza.
Após se casarem, começaram a correr atrás de uma vida melhor. Uma de suas irmãs, recém casada com um sul paraibano, arrumou para Edilton um emprego na Fábrica de Pipocas Ki Delicia, em Queima Sangue. Ele veio, se apaixonou por Paraíba do Sul e, meses depois, tirou toda sua família do sofrimento nordestino para viverem em nossa querida cidade.
Aqui, Edilton trabalhou por muitos anos na Oficina Mecânica do Miguel Pintinho, em Santo Antônio, e outros longos anos na Pipocas Ki Delicia.
Em 2020, ele e sua esposa juntaram suas economias e passaram a encarar o desafio de abrirem o próprio negócio: a Padaria dos Baianos, situada no bairro Retiro. Hoje, o empreendimento gera emprego e renda no bairro e leva o pão de cada dia a centenas de moradores. O empreendimento de sucesso é um exemplo da vida aguerrida desse homem que saiu do nordeste para constituir sua família em Paraíba do Sul. Hoje, escolheu Queima Sangue para viver ao lado de sua esposa Luciene e sua filha Kelly, que nasceu em nossa cidade.
Maria Aparecida Lana é uma mulher de fibra e determinação, nascida em 20 de novembro de 1965, na encantadora zona da mata do estado de Minas Gerais, mais precisamente no município de Viçosa, Araponga. Desde cedo, Maria Aparecida mostrou sua força e resiliência, enfrentando os desafios da vida com coragem e determinação.
Após passar sua infância e adolescência em Viçosa Araponga, Maria Aparecida decidiu buscar novas oportunidades e aventuras na cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro. Lá, ela construiu sua vida e residiu por 40 anos, mergulhando na agitação e na diversidade cultural da cidade.
Há 8 anos, Cida, como é popularmente conhecida, decidiu embarcar em uma nova jornada e se mudou para Paraíba do Sul, uma cidade acolhedora e cheia de encantos. Ela encontrou seu lar no bairro Queima Sangue, onde reside atualmente. Ela é conhecida por sua generosidade e disposição em ajudar os outros. Sua presença na comunidade é marcada por seu espírito solidário e sua vontade de fazer a diferença.
Homenageados pelo 2º Secretário da Câmara Municipal, vereador Carlos Eduardo Magdalena Pereira – MANINHO MAGDALENA
Enir Rodrigues Pureza veio para Paraíba do Sul aos 4 anos de idade, indo morar no Caminho de Dentro. Fez o Primário no Colégio Bezerra de Menezes, o Secundário e Curso de Ciências Contábeis no Ginásio Sul Fluminense. Aos 19 anos começou a trabalhar na Cooperativa de Laticínios de Paraíba do Sul na função de servente, depois auxiliar de laboratório e em seguida no setor comercial como gerente de compras e vendas, após terminar o curso extensivo de economia. Casou-se com Maria Célia Affonso Pureza, tendo 3 filhos: Pablo, Patrique e Pierre. Saiu por iniciativa própria para abrir seu comércio próprio após 20 anos de Cooperativa, a RURALSUL, inicialmente a Rua Marechal Floriano Peixoto. Quando adquiriu um terreno na Rua Barão do Piabanha, transferiu a RURALSUL e criou a Flora-Célia, sempre com a ajuda da esposa e dos três filhos. Hoje na Ponte Preta além da RURALSUL e Flora Célia também funcionam a Música e Mais e o Armazém Casaca, dos filhos que seguiram o caminho do pai.
Alberto Freira de Oliveira, nascido no Ceará, veio para o Rio com 14 anos, formado em medicina em Teresópolis, especialista em Radiologista, atualmente trabalha em Teresópolis e Petrópolis. Durante um tempo prestou serviço no HTO de Paraíba do Sul. É casado com Norma Sueli Veiga Turl, tem 3 filhos e desde então passou a ser um frequentador assíduo de Sebollas, terra onde a queridíssima família Turl, tem propriedade há mais de 40 anos. Atualmente mora em Sebollas onde também é produtor de maracujás. Paraíba do Sul é a cidade que escolheu para viver e por ela se declara um grande apaixonado!
Pedro Solino Neto, tem 64 anos. Nascido e criado em Petrópolis. Formado em Direito pela UCP. Foi estagiário por 2 anos no Ministério Público de Petrópolis. Teve comércio em Petrópolis por 35 anos. Há 5 anos conheceu Paraíba do Sul, mais precisamente Sebollas, através da esposa Vaninha e se apaixonou pela localidade onde vive atualmente. Pedro também é apaixonado pela natureza, ama os animais, zela pela liberdade dos mesmos e sempre que pode está plantando uma árvore.
Homenageados pelo vereador ANDRÉ AGUIAR MOREIRA – DEDÉ
Fernanda Ribeiro de Oliveira, conhecida como Fernanda Avelino. Nascida em Três Rios e foi registrada em Vassouras, filha de Paulo Avelino e Maria Inês Ribeiro, neta do saudoso Júlio Avelino. Mãe de Maria Eduarda . Casada com Luís Augusto Gonçalves Espírito Santo. Fonoaudióloga por formação, atuou em Paraíba do Sul durante anos na detecção e prevenção de doenças auditivas. Empresária, proprietária da Fazenda Aquidaban e da empresa Aso, realiza há 5 anos um trabalho empreendedor e diferenciado na realização de eventos e casamentos na cidade de Paraíba do Sul, trazendo um reconhecimento nacional para nossa cidade. A fazenda Aquidaban também é referência no aprimoramento da genética, para criação de gado de alto padrão.
Valter Lima Alves, nascido em 02 de outubro de 1992, natural de São Paulo. Filho de Nilza do Rosário Lima Alves e Pedro Paulo Alves. Morador de Paraíba do Sul desde 2013. Formado em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Valença (FOV) em 2013, exerce a profissão desde então. Vive em união estável com Tainara Marinho de Almeida e é pai de dois filhos, Manuella e Pedro.
Dr. Washington Luiz Chempe de Abreu, nasceu em Carangola, Minas Gerais, em 15 de dezembro de 1977. Ele foi criado em Espera Feliz, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, desde os 4 anos de idade. Dr. Chempe estudou Odontologia na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Juiz de Fora, Minas Gerais, e se formou em 2003.
Em 2003, Dr. Chempe conheceu Paraíba do Sul e ficou encantado com a cidade. Em novembro do mesmo ano, ele decidiu abrir seu próprio consultório na cidade, onde trabalha até hoje. Ele se mudou para Paraíba do Sul no ano seguinte e deixou de trabalhar em Juiz de Fora e Bicas. Dr. Chempe também trabalhou em Areal e São José do Vale do Rio Preto, mas devido ao aumento no número de pacientes, ele decidiu se concentrar apenas em Paraíba do Sul e Três Rios.
Ele se casou com Fernanda Lado Oliveira em 2008, selando seus laços com Paraíba do Sul.
Dr. Chempe se tornou uma referência na região, trabalhando com honestidade e seriedade. Dr. Chempe também foi responsável pela Coordenação da Saúde Bucal do Município de Paraíba do Sul de 2009 a 2011, realizando diversos projetos na área.
Em 2014, nasceu sua filha Elisa, que o motivou ainda mais a ser um grande profissional na região. Em 2015, Dr. Chempe decidiu ampliar seu consultório, criando a Clínica Chempe - Excelência em Implantodontia, com um centro cirúrgico, sala de esterilização, sala de prótese, sala clínica e biblioteca.
Atualmente, Dr. Chempe continua sua busca pelo conhecimento, participando de cursos e investindo em tecnologia para oferecer o melhor da Odontologia para sua cidade.
Homenageados pelo vereador SILVESTRE SOARES COELHO
Ereny de Carvalho de Souza, carioca da gema, nascida em 1941 no Bairro de Botafogo, viúva, mãe de 2 filhos e avó de 3 netos e 1 bisneto. Professora aposentada do Município do RJ, formada em Ciências Sociais e também com formação em Artes Cênicas. Veio para Paraíba do Sul em 2016, escolheu a cidade para passar seus últimos anos de vida, não só porque sempre ama a cidade, mas também por causa de suas raízes aqui. Seus avós e bisavós paternos foram nascidos e criados na época das plantações de café. Seu pai primogênito de cerca de 10 irmãos, saiu daqui muito jovem para trabalhar no Rio de Janeiro, a Capital do Brasil, na época Distrito Federal, onde conheceu sua mãe, se casaram e mudaram para o Rio de Janeiro onde nasceu. Era hábito da família sempre visitar a Paraíba do Sul. Mulher de muitas lutas e vitórias, que adotou Paraíba do Sul como sua Cidade do Coração e que ama andar pela Cidade, participar de Eventos Comemorativos e adora visitar pontos turísticos e fotografar para enviar para amigos.
Como Bordão, a Sra. Ereny, garante que é bom demais viver Aqui e que ama a cidade Paraíba do Sul.
Ulisses Araújo é natural da cidade de Três Rios, mas reside em Paraíba do Sul há 38 anos. Ilustrador e cartunista. Publicou no Pasquim 21 - Revista Veja -Revista SAPOCONHO Fene - Espanha Revista Seleções (Cartuns)
Caricatura de Chico Anysio para o livro “É Mentira Chico” Editado por Ziraldo
Jornal Meia-hora - Rio de Janeiro - Revista Picolé (EDIOURO). Ganhou vários prêmios na área da caricatura no Brasil e no exterior. Entre eles: Piracicaba São Paulo - Salão Carioca de Humor - Piauí - Caratinga - Bucarest Romênia - Marrocos - Teeran Iran - Tolentino Italia - Cairo Egito - Bruxelas Bélgica - Ourense Espanha - Roterdan Holanda - Buenos Aires Argentina, entre outros.
Ganhou o prêmio "O novo Beethoven" Petrobras. Prêmio "O seu Olhar" em Homenagem a Tom Jobim - Rio de Janeiro.
Exposições:
A cara do Cinema -Sesc-Três Rios, "Cantos Poéticos" - Sesc - Três Rios,
A cara do Cinema - Casa França Brasil - (Rio de Janeiro), A noite dos Museus - Buenos Aires - Argentina, Brasilian Cartoon Festival - Bélgica, Espaço Cultural Banco do Brasil - Coletânea – Rio de Janeiro, Teatro Mariano Aranha - Coletânea de caricaturas - Paraíba do Sul, Bienal da Caricatura - (Escritores do mundo) Penela - Portugal, Escritores do Mundo - Bucarest Romênia, entre outras. Atualmente é ilustrador das editoras Ediouro, Nova Fronteira e Pixel.
Manoel Barbosa Da Silva, nascido em 04 de Dezembro de 1964, na cidade de Nova Cruz, no estado do Rio Grande do Norte. Aos dois anos de idade, foi para a cidade do Rio de Janeiro, onde morou nos bairros de Rocha Miranda e Del Castilho, até conhecer a sua esposa Ivânia.
Já foi camelô, feirante, ajudante de pedreiro e estoquista até se encontrar na sua profissão atual: Logística.
Há mais de 28 anos na empresa ELC Produtos de Segurança, mudou-se para Paraíba do Sul em 2002 e fez da cidade o seu lar.
Cidadão atuante e apaixonado por futebol é o responsável por diversas partidas de futebol de várzea organizadas nos fins de semana pela cidade.
Manoel ou “Manel”, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é conhecido por sua gentileza e generosidade, principalmente com os mais humildes, onde organizou rifas beneficentes e por centenas de vezes abriu mão de seus próprios interesses em benefício de quem mais precisa.
Em suma, Manoel Barbosa é o exemplo de cidadão sul-paraibano.
Homenageados pelo vereador ELIEL DA SILVA TEIXEIRA
Carlos Alberto Dias Campos, Pastor da Primeira Igreja Batista de Paraíba do Sul, Bacharel em Teologia, Psicanalista Clínico , Pós-graduado em Psicanálise, Conselheiro Familiar de Escola Sistêmica, Hipnoterepeuta.
Affonso Henrique Vieira da Costa, Professor, Doutor em Filosofia pela UFRJ, Professor Associado da UFRRJ, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ. Organizou o livro Manual de Iniciação à Filosofia (Vozes, 2008) e, em conjunto com outros professores, o livro Heidegger, Jonas e Levinas (Anpof, 2019). É autor do livro Palimpsesto - Entre Borges, Cabral e outros (Via Verita, 2022) e de diversos artigos e ensaios em revistas especializadas. É autor do livro (já está no prelo) Da experiência do deserto (Via Verita)2023.
Marina Baptista, Apóstola, foi diretora de artesanato em Juiz de Fora, Trabalhou de salgadeira, doceira e auxiliar de cozinha como saladeira. É teóloga, cursos como psicologia direito administração, está cursando a faculdade de Assistencia Social, sua primeira consagração pastoral foi em 2008 na Assembléia de Deus.
Há 1 ano desenvolve o Projeto Social Restaurando Vidas com aulas de Box Chinês e Jiu-Jitsu, há 6 anos com Projeto Coração Solidário onde desenvolve trabalho com mulheres com sede aqui na cidade e também em Monte Castelo em Três Rios.
Homenageados pelo vereador LEONARDO DE SOUZA CARVALHO CORRÊA – LÉO CORRÊA
Evelyn Rosa Do Nascimento, Nascida no bairro da Taquara, localizado na cidade de Duque de Caxias, na baixada fluminense. Suas primeiras lições de vida e compreensão do mundo começaram com sua avó, Dona Maria da Gloria da Cunha Rosa, matriarca de numerosa família. Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizou sua licenciatura em História, Instituição na qual também concluiu seus estudos de mestrado em História Social da África. Dando prosseguimento a suas pesquisas, doutorou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, realizando pesquisas no Musee Royale de 'Afrique Centrale em Bruxelas na Bélgica. No ano de 2016, tendo sido convocada como professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro teve a oportunidade de conhecer nossa cidade. Seduzida por seus encantos e abraçada por sua própria história ancestral, decidiu fazer de Paraíba do Sul sua cidade.
Yuri Moura, pai, professor de história e gestor público especializado em cidades. Está no primeiro mandato como Deputado Estadual, é líder do PSOL na ALERJ e foi eleito com 25.479 votos. Foi vereador em Petrópolis, sendo o mais votado no município em 2020 e 2022. Atua no combate aos abusos da Light em Paraíba do Sul e da ENEL em todo o estado. Propôs, na ALERJ, a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a empresa, proposta posteriormente incorporada à CPI dos serviços delegados e agências reguladoras. Yuri também esteve ao lado do povo de Paraíba do Sul atuando contra os desmandos da empresa “Águas de Condessa”, dando apoio legislativo, jurídico e de mobilização. É autor de indicações em defesa da instalação de Unidade Poupa Tempo na cidade, da reforma e manutenção da RJ 131 e da instalação de da Delegacia de Atendimento à Mulher.
Em Paraíba do Sul, instalou seu Gabinete de Rua durante a visita. Posteriormente, destinou, através de emenda impositiva, R$ 115 mil para aquisição de tablets para agentes comunitários de saúde de Paraíba do Sul.
Além da gestão pública, é apaixonado pela educação e parceiro das lutas por valorização e dignidade dos profissionais da área. Também é educador popular e fundou a Escola Popular, projeto com educadores voluntários que já ajudou mais de mil jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental e médio e na preparação para concursos públicos e que possui atuação em ao menos três cidades.
Yuri também tem atuação na defesa do desenvolvimento sustentável, da economia verdade e da preservação do Meio Ambiente, inclusive como uma das formas de prevenção às tragédias.
Sônia Maria da Silva Brum, nascida na Fazenda das Antas, em Avelar, hoje Distrito de Paty do Alferes, filha de Laura da Silva Brum, Lady Laura e Salvador da Silveira Brum, uma das novas de uma família de 9 irmãos, 7 mulheres e 2 homens, mãe de dois filhos, Diego Brum Resende e João Pedro Brum Pádua.
Veio para Paraíba do Sul ainda adolescente, aos 14 anos de idade.
Foi bóia fria nas fazendas Reunidas Disco como plantadora de café. Formou-se em magistério. Foi uma das responsáveis pela instalação da empresa ELC no município, que a mais de 20 anos gera empregos em nossa cidade. Por esta ação, foi recompensada a trabalhar por anos na referida empresa em cargo de destaque e que gerou sua primeira moção de aplausos, em 1996, entre outras três ao longo de sua vida pública.
No ano de 2000 foi a primeira turma da Guarda Municipal Montada. Em 2005 fez um concurso municipal de monitora, onde começou sua luta pelos direitos do funcionalismo, sendo peça fundamental na redução da carga horária das monitoras serventes e merendeiras.
No serviço público, passou por várias secretarias, como Educação, Administração e Cultura, esta última como Diretora administrativa e financeira, onde teve todas as contas aprovadas. Ainda na secretaria de Cultura, foi idealizadora de projeto parceria público e privada junto à MRS, trazendo um projetor para o cinema da estação, tendo este projeto publicado em um artigo em conceituada revista nacional.
Há 15 anos faz parte da Comissão do Desempenho Funcional do Servidor, sendo a mais votada por todas as categorias.
É formada em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense e fazendo pós graduação em Direito Administrativo. Esta é nossa homenageada, Mulher, Mãe, servidora, CIDADÃ SUL-PARAIBANA.
Leo Cunha, Ator, professor e diretor teatral, graduado em Artes, com Pós- graduação em Comunicação e Arte do Ator pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Durante 22 anos de teatro dedicou-se à atuação, direção de espetáculos, à formação e preparação de atores na cidade de Juiz de Fora. Em 2014, mudou-se para Paraíba do Sul, vindo iniciar seu trabalho em teatro na Fundação Cultural de Paraíba do Sul, fundando o Grupo Teatro da Ponte e o coletivo de artistas Levante Cultural. Esteve presente nos últimos anos nos espetáculos “Casa dos Espelhos” (Direção) e “Estação dos Passageiros Invisíveis” (Direção) ambos espetáculos premiados nacionalmente e apresentados em conceituados festivais pelo país, como Festival Internacional de Teatro de Curitiba- PR e Mostra Internacional de Cinema de Tiradentes-MG. Em Paraíba do Sul, desde que chegou já pode contribuir com a formação sociocultural de mais de 400 jovens, adultos e idosos, com aulas de teatro em diversos bairros da cidade. Com o Grupo Teatro da Ponte, estreou espetáculos como “Lugares”, "O Jegue e o Calango a Caminho de Belém (Do Pará), Lembra, Me Dá Três Conto, A Festa Triste, entre outros. Em parceria profissional e artística com o SESC-RJ, os espetáculos vêm percorrendo o Estado, através de projetos como “Sesc Programações Sistemáticas”. Em Paraíba do Sul-RJ também desenvolveu projetos de contação de histórias, música, dança e artes visuais. Em sua trajetória, recentemente destacam-se o prêmio de melhor cena curta do Festival de Cenas Curtas de Juiz de Fora, onde também foi premiado com “Casas dos Espelhos” e Cena Destaque do Festival de Cenas Curtas e com a cena “TREM”, premiada no Festival Internacional de Cinema de Tiradentes-MG.
O Grupo Teatro da Ponte, formado por alunos dos projetos criados em nossa cidade, realizou intercâmbios com grupos reconhecidos internacionalmente, como O LUME Teatro de Campinas-SP, Cia Brava de Teatro de São Paulo, Teatro Contêiner de São Paulo e recentemente o Grupo Galpão de Belo Horizonte. O teatro da nossa cidade já foi visto em 11 estados do país e se apresentou em festivais internacionais como o Niterói em Cena e hoje, conta com o Curso de Teatro de Rua em Paraíba do Sul, pelo Núcleo de pesquisa em Artes Cênicas do SESC – RJ, com o apoio do Sesc Três Rios, único curso de teatro de rua com a chancela do Sesc- RJ no Estado do Rio de Janeiro.
Homenageados pela vereadora NORMA APARECIDA DE SOUZA LIMA – TIA NORMA
Valter Lavinas Ribeiro Filho, nascido em Três Rios, formado em Medicina pela Universidade de Vassouras, Pós graduado em Cardiologia e Medicina do Trânsito, atuou por vários anos como Cardiologista nas Unidade de Saúde do Município de Paraíba do Sul. Atualmente é Diretor e Sócio do Grupo Global e escolheu por amor a cidade de Paraíba do Sul como Matriz Empresarial.
As empresas do Grupo atuam na área de Saúde Emergencial e Assistencial, gerando em torno de 6000 empregos diretos, com uma frota de 400 ambulâncias, além da geração de emprego gera receita ao município através do recolhimento de impostos.
Importante atuação nesse meio e orgulho para nossa cidade.
Por sua capacidade e generosidade somos gratos a Deus pelo dom da sua vida e por ser um empreendedor notável em nosso município.
Luiza Aparecida Barboza, conhecida carinhosamente por nós como “PAULA”, nasceu em Cornélio Procópio no Paraná em 20 de março de 1969, vem para o Rio de Janeiro onde morou durante 6 anos, visitando a cidade de Paraíba do Sul em 1987 se encantou pela nossa cidade, onde resolveu ficar e fixar residência em 1989 na zona rural do município, no bairro Sertão do Calixto, sendo comerciante e trabalhando com confecção, aqui se estabeleceu e criou seus 3 filhos. Empreendedora e de bom coração, criou oportunidades, ajudando muitas pessoas, têm um papel fundamental na comunidade onde reside, sendo muito conhecida, simpática, amiga de todos e muito presente nos diversos momentos da história e da política.
Podemos definir a sua presença marcante em nosso municipio numa frase:
“Ser generosos é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro” (Adriana Lessa).
José Roberto Crívelaro, nascido em Petrópolis, adotou Paraíba do Sul como sua terra natal há 36 anos. Betinho, como é chamado carinhosamente pelos familiares e amigos, casou-se com a sul-paraibana Tânia Rivello, criando família e formando suas filhas em nosso município.
Formado em história pela universidade Severino Sombra, lecionou por 15 anos em outra cidade, mas sempre presente aqui.
Aposentado, exerceu a função de Coordenador de Transporte na Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul, chegando a receber da Câmara de Vereadores uma moção de aplausos pelo seu empenho e dedicação.
Atualmente atende as crianças da Irmandade Nossa Senhora da Piedade com Projeto de Xadrez para meninos e meninas da Instituição.
Na área econômica, junto a sua esposa, transformou uma pequena moradia num prédio no Centro da cidade, onde funciona um comércio e um curso profissionalizante formando dezenas de jovens sul-paraibanos.
Homenageados pelo vereador GUILHERME LOURENÇO DA SILVA – GUILHERME VÉI
Kelly de Castilho Gregório, nascida em 28/06/1976, natural do Rio de Janeiro. Morou no bairro Braz de Pina até os 6 anos de idade., veio para Paraíba do Sul com seus pais e ficou definitivamente, pois sua mãe era natural de Paraíba do Sul. Casada, mãe de 2 filhos, atualmente exerce a profissão de Técnica de Enfermagem. Formada em Magistério mas nunca exerceu a como professora. É Zeladora do Centro Espírita Caboclo Serra Negra localizado no bairro Jatobá no Grotão. Todos a conhecem como Mãe Kelly.
O Centro Espírita contribui na nossa comunidade fazendo a caridade dentro da religião Umbandista a todas as pessoas que os procuram, seja para fins religiosos ou por alguma outra dificuldade.
Seu maior objetivo como líder religiosa é poder ajudar mais pessoas, como famílias carentes que necessitem de apoio. Tanto espiritual quanto material.
Hoje sua trajetória consiste em ajudar o próximo.
Essa é a história de uma mulher de liderança e poder entre tantas outras mulheres trabalhadoras que existem e querem fazer parte da história.
Luciano Henrique Alcantara Cunha, nascido em maio de 78, natural do Rio de Janeiro, filho de Marisa Lara Alcantara Cunha e Leonel Heitor Cunha.
Promovido ao Posto de Tenente Coronel em 21 de abril de 2019, Bacharel em Direito e diversos cursos de especializações ao longo de sua carreira militar, tem em seu currículo varias medalhas, entre elas se destacam:
Medalha de 20 anos de bons serviços : Medalha Tiradentes, Medalha Major Portugal, Medalha coronel Assumpção, Medalha batalhão de Suez, Distintivo Lealdade e Constância, Medalha Bravura Duque Caxiense.
Principais funções exercidas Como Oficial Superior :
Chefe da seção de operações da coordenadoria de inteligência, Subcomandante do 31º BPM( Recreio dos Bandeirantes ), 23ºBPM (Leblon), 20°BPM-( Mesquita), 6º BPM( Tijuca), 19ºBPM ( Copacabana), 15º BPM - Duque de Caxias, Comandante do 3º BPM ( Méier ), 23º BPM ( Leblon), Sub chefe operacional do Estado Maior do 1ºCPA, Coordenador de Gestão Administrativa do Subsecretaria de Comando e Controle e Comandante do 38º BPM aqui da nossa região.
Homenageados pelo vereador FRANCISCO DE ASSUNÇÃO RIBEIRO – CHIQUINHO
Taioman Gonçalves Lima, nascido em outubro de 1994, na cidade de Três Rios, Taioman morou em Paraíba do Sul até completar seu primeiro ano de vida. Aos 8 anos de idade, se mudou para São Paulo, onde morou por 22 anos. Logo após, veio residir em Três Rios, onde montou seu primeiro negócio, um restaurante, que funcionou por pouco mais de 1 ano.
Se mudou novamente para Paraíba do Sul, onde começou a trabalhar com vendas de alimentos. No mesmo ano, conheceu sua esposa, Priscila Ariana Silva. Em 2020, tiveram um filho, Guilherme Silva Gonçalves Lima.
Com o passar do tempo, Taioman resolveu ter sua própria distribuidora de cesta básica e com ela obteve muito sucesso, resolvendo abrir um mercado (localizado no bairro Palhas), no ano de 2021.
Hoje em dia, Taioman realizou seu sonho de ter uma arena de esportes, a Arena Talisman.
Ciro Lourenço, nascido em Mendes em abril de 1966, onde viveu até o ano de 2004, quando se mudou para Paraíba do Sul. É formado em Eletricista instalador e eletricista de manutenção pelo SENAI em Vassouras, em 1983. Em 1991 formou-se em Eletrotécnica, no colégio, Instituto Educacional Nossa Senhora do Medianeira, em Barra do Piraí.
Ingressou na Light Serviços de Eletricidade através de concurso público em julho de 1989, onde permaneceu até se aposentar em janeiro de 2020, antes porém passou por outras empresas como CIPEC (Companhia Industrial de Papeis e Cartonagem) em Mendes, Cosigua (Companhia Siderúrgica da Guanabara) em Santa Cruz, Rio de Janeiro, EBE (Empresa Brasileira de Engenharia) em Pirai.
Na Light, passou pelas cidades de Volta Redonda, Piraí, Três Rios e Vassouras, e em novembro de 2003, assumiu o cargo de Supervisor de Rede Aérea de Paraíba do Sul, onde permaneceu até julho de 2017, na nova função e cidade.
A natureza e responsabilidade juntamente com a complexidade do cargo, faz com que, em fevereiro de 2004, se mude definitivamente junto com sua esposa, Lucineia Margarida de Menezes Lourenço e suas duas filhas Leilane de Menezes Lourenço e Rafaela de Menezes Lourenço, para o nosso município, onde abre uma sorveteria, onde ficou dois anos e meio como empreendedor.
Este é Ciro Lourenço, Mendense de coração e sul-paraibano por opção.
André Luiz de Aguiar Vicente, nascido em Três Rios, está a frente da Cerâmica GGP, emerge como uma figura inigualável, cujo compromisso e visão moldaram o curso da história local.
Homenagear uma trajetória de 104 anos não é apenas reconhecer a longevidade de uma empresa; é aplaudir a resiliência, a inovação e a dedicação incansável de um homem que transcendeu o papel de empresário para se tornar um verdadeiro arquiteto do progresso em Paraíba do Sul. Desde sua juventude, André Luiz de Aguiar Vicente abraçou a missão de elevar não apenas a Cerâmica GGP, mas toda a comunidade que abraçou como sua.
Ao longo de décadas, a Cerâmica GGP tornou-se um bastião de excelência, entregando produtos que não são apenas testemunhos de habilidade artesanal, mas também ícones da qualidade incontestável. Mais do que tijolos e cerâmicas, a marca se tornou um símbolo tangível do compromisso do homenageado com a excelência, a sustentabilidade e a responsabilidade social.
O empresário não apenas criou empregos, mas moldou vidas, proporcionando a mais de 100 funcionários diretos a oportunidade de não apenas sustentar suas famílias, mas de prosperar e sonhar grande.