NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, MEDALHA LUCÍLIA GUIMARÃES VILLA-LOBOS É ENTREGUE EM SESSÃO SOLENE

Em Paraíba do Sul, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado com a Sessão Solene de outorga da Medalha Lucília Guimarães Villa-Lobos, respeitando a Lei Municipal 3.452, de 16 de Abril de 2018.
O evento contou com a presença do prefeito Júlio Canelinha, do vice-prefeito Gil Leal e de todos os vereadores. Cada autoridade local tem direito a conceder a honraria a uma mulher por ano, com objetivo de valorizar sul paraibanas que contribuam com o desenvolvimento da cidade.
Em 2025, foram 16 mulheres com histórias de superação, apoio a comunidade local e entrega a temáticas fundamentais para o município.
Lucília Guimarães Villa-Lobos foi pianista e professora de música brasileira após ter estudado no antigo Instituto Nacional de Música. Foi importante intérprete da obra de Heitor Villa-Lobos durante 22 anos, tendo se casado com este em 1913.
Após a separação, Lucília retornou a Paraíba do Sul onde se dedicou a dar aula em sua casa, localizada no Jardim Velho. Por muito tempo, ficou no anonimato e não recebeu o merecido crédito por sua contribuição ao sucesso do marido. Com a medalha, sua linda história é resgatada e seu nome hoje tem a linda missão de homenagear mulheres que ajudam a cidade, mas não recebem o devido reconhecimento do poder público.
Confira as homenageadas de 2025:
Simone Aparecida Vargas da Silva Teixeira: outorga concedida pelo prefeito Júlio Canelinha (União Brasil) em reconhecimento a seus 18 anos de prestação de serviço a segurança pública. Atualmente é Capitã PM e já atuou como Chefe da 2ª Companhia em Paraíba do Sul
Marli Braga Leal de Carvalho: escolhida pelo vice-prefeito Gil Leal (MDB) pelos anos de serviço prestado como Professora, tendo sido uma das primeiras a lecionar na Escola Municipal Norberto Leal, em Sardoal.
Maria da Glória Silva Pedrozo: homenageada pela vereadora Tia Norma (Republicanos) pelos anos de dedicação a educação, como professora e diretora da Escola Municipal Marly Madeira, em Werneck.
Jorgina Ovídio de São Severino: escolhida pelo vereador Marquinhos Carismático (PP) por sua dedicação a Folia de Reis e aos movimentos religiosos que se dedica na Matriz de São Pedro e São Paulo.
Elaine Dutra Vieira: outorga ofertada pelo vereador Sandro Batista (PL) a servidora pública da Câmara Municipal, que por 09 anos se dedica na organização do poder legislativo.
Girseli Laranja Alberto: homenageada do vereador André Aguiar - Dedé - (DC) pelo belíssimo trabalhado como servidora pública do município e na condução da administração do Asilo Lar Vicentino.
Ana Maria Nascimento Santos de Oliveira: escolhida pelo vereador Eliel (DC) pelos anos de serviço prestado à educação Sul Paraibana, como professora, pedagoga, diretora escolar e também pelo comprometimento em diversas ações comunitárias, religiosas e sociais.
Maria Eliane Leal: homenageada do vereador André Salgueiro (PP) pelos anos de pediatria oferecidos à população sul paraibana, tendo ajudado na saúde de milhares de crianças.
Natália Alves de Castro: outorgada pelo vereador Silvestre (Republicanos) pelos anos de dedicação à dança, sendo fundadora e responsável pela Oficina de Dança Sonhos e Ritmos, localizada na Rua das Palhas.
Nadyr de Paula Rocha: homenageada pelo vereador Cosme (União Brasil) pelos anos de dedicação à comunidade e ao serviço público, como professora.
Ana Elizaeth Constâncio Gomes Espreita: homenageada pelo vereador Lucas Mendes (PMB) pela história de superação e dedicação no comércio de seu bairro, Caminho de Dentro.
Tatila Costa Nascimento: escolhida pelo vereador Diogo Jacaré (União Brasil) pelo seu belíssimo trabalho como Jornalista, prestando importante serviço de utilidade pública.
Jeanete Monteiro de Castro: homenageada pelo vereador Léo Corrêa (PDT) pela bela trajetória como servidora pública e no comando do Clube da Terceira Idade Viver Sem Envelhecer, com políticas públicas de envelhecimento saudável e qualidade de vida.
Sandra Maria Silva Rocha Freitas: outorgada pelo vereador Wallace Canelinha (União Brasil) pelos anos de prestação de serviço comunitário no bairro Limoeiro.
Rogéria Nantes Braga Bolsonaro: escolhida pelo vereador Junior Cruz (PL) pelo belíssimo trabalho prestado ao longo de anos de vida política, contribuindo com o atendimento de diversas demandas de seu gabinete em prol do município.
Mariana Vasques Nogueira Felippe: recebeu a honraria conjunta do Poder Legislativo e Poder Executivo de forma especial pelos relevantes serviços prestados ao município pelo programa de Regularização Fundiária do ITERJ. Natural do Rio de Janeiro, Mariana Felipe é coordenadora do programa que já contemplou diversos bairros da cidade, como Amapá, Eldorado, Ladeira do Curupaity e Retiro.