Em entrevista a Rádio Show FM, Claudão do Povo fala sobre sua gestão frente à Câmara Municipa

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Cláudio de Almeida, o Claudão do Povo, concedeu uma entrevista na manhã desta quarta-feira, 16 de Agosto, no programa comandado pelo radialista José Márcio (JM) na Rádio Show FM 100,9. Na ocasião, ele falou sobre assuntos de interesse da população, prestou contas sobre sua administração no legislativo e abordou assuntos variados do cenário político sul paraibano.
Um dos primeiros assuntos a ser abordado na entrevista foi à melhoria que o PROCON – Órgão de Proteção e Orientação ao Consumidor – recebeu desde que ele assumiu a presidência. “Logo em meu primeiro mandato como presidente, ainda na legislatura passada, eu decidi acolher o PROCON como nenhum outro fez. Todos se lembram que antigamente apenas uma pessoa realiza os atendimentos numa salinha nos fundos do palácio Tiradentes, sem nenhuma infra-estrutura. Minha meta central foi conseguir um local apropriado para podermos ampliar os serviços e efetuamos a contratação de três funcionários para atender a população, entregamos uma sala no saguão totalmente equipada e estruturada com dois pavimentos e salas subdivididas e hoje o resultado é satisfatório. Acabamos com as filas na madrugada para atendimento e ampliamos de 12 para 40 vagas diárias, ou seja, um aumento de quase 80%.” – frisou.
Claudão do Povo também fez questão de falar do acolhimento que este órgão está dando as pessoas que querem requerer a devolução do ICMS cobrado pela Light nas contas de luz dos últimos meses. “O PROCON está dando todo suporte aqueles usuários que se sentiram lesados pela Light para entrarem na Justiça e requererem a devolução do ICMS sobre energia elétrica. É um direito que o Governo Federal deu ao consumidor e que Paraíba do Sul está abraçando.” – completou.
Questionado sobre as mudanças que ele fez na administração da casa de leis, ele disse que o segredo é ter gestão e criatividade: “Nós estamos sendo criativos para enfrentar a crise. Por sermos sempre muito equilibrados nas finanças do legislativo, nós conseguimos fazer as coisas com coerência e melhorar a casa do povo. Por exemplo, doamos dois carros para a saúde. Com isso, ajudamos a prefeitura e economizamos muito dinheiro em manutenção veicular e combustível. Realizamos ajustes financeiros internos, cortamos os excessos e estamos conseguindo ter recursos para melhorias que precisavam acontecer.” – afirmou.
Dentre as melhorias mencionadas, é possível dar destaque a instalação de câmeras de segurança na área interna e externa e a reforma interna de todo Palácio Tiradentes. O prédio histórico também passou a ser mais frequentado pelas pessoas e eventos importantes passaram a poder acontecer: “Nós estamos democratizando o espaço da Câmara Municipal. Hoje lá funcionam órgãos importantes, como o PROCON, a Junta Militar, o Conselho Tutelar, o Ministério do Trabalho, a Biblioteca, o Almoxarifado da Saúde, dentre outros. Antigamente as pessoas não podiam usar nosso espaço físico e isso hoje é algo muito comum em nossa administração. Este ano, por exemplo, já tivemos a Kizomba, um desfile de moda, audiências públicas, abrimos espaço para os sindicatos e para os partidos políticos, grupos artesanais, enfim. Quem tem projeto de interesse público conta com o nosso apoio, afinal nosso prédio é a casa do povo.” – disse.
A atuação parlamentar também vem sendo um grande destaque, onde em apenas oito meses já foram protocolados 81 projetos de lei e, desse total, 41 já foram sancionados. Pautas importantes, como a reforma administrativa, foram analisadas categoricamente e os vereadores estão se superando na apresentando de indicações e requerimentos que tangem a melhoria da qualidade de vida da população. “Hoje a Câmara Municipal está preparada, com profissionais extremamente competentes para fazer com que as funções legislativas sejam feitas com eficiência. Os gabinetes dos vereadores funcionam no horário de expediente, os assessores estão participativos, nosso corpo jurídico está dando todo suporte na análise de pareceres e balancetes, estamos independentes, porém entrosados com o executivo para que as mudanças na vida das pessoas aconteçam. Nosso compromisso com a população está sendo mantido e os direitos do cidadão defendidos pelos onze vereadores com uma competência extraordinária.” – finalizou.