Gestão de Claudão do Povo democratiza o uso do Palácio Tiradentes

Desde que assumiu a gestão do poder legislativo municipal, o presidente José Cláudio de Almeida, Claudão do Povo – PMDB, vem democratizando o uso do Palácio Tiradentes pela sociedade organizada, afim de incentivar eventos, a arte e cultura em geral. Esse posicionamento é uma forma nova de administrar cujo objetivo central é atrair a população para dentro da Câmara Municipal.

            “Eu me lembro que antigamente essa casa era pouco frequentada pela população. Muitas pessoas passavam olhando e mal sabiam que podiam entrar aqui. Dificilmente aconteciam eventos, exposições de artesanato, etc. Com o tempo as coisas foram melhorando, repartições públicas foram sendo instaladas e as pessoas começaram a perceber que aqui é a casa delas, é a cada do povo.” – disse o presidente.

            Este ano, por exemplo, o saguão do palácio abriu espaço para importantes eventos que consagram e respeitam a arte e suas variações. Duas associações de artesanato já expuseram seu trabalho e toda potencialidade artística que nosso município tem, cativando a atenção dos turistas e toda comunidade.

            Em Fevereiro, por exemplo, uma exposição fotográfica sobre os blocos carnavalesco de tradição no município ficou em exibição por dias, resgatando a essência carnavalesca durante os dias de folia. A Câmara Municipal também foi palco da Kizomba, evento organizado pela Fundação Cultural que celebrou a “Festa da Sabedoria”. Recentemente uma empresa de roupas promoveu um desfile de moda também nas mediações do prédio histórico.

            Democratizar o espaço, oferecer mecanismos de divulgação da arte e valorizar nossa gente é muito importante. “Quando nós disponibilizamos o palácio para os eventos a gente se alegra, pois podemos comemorar nossa participação nessas ações tão interessantes. Também temos que destacar que a Câmara de Vereadores também disponibiliza espaço para audiências públicas, para sindicatos e pessoas que querem discutir assuntos que influenciam na vida das pessoas. É um local centralizado, com infraestrutura e nós não poderíamos dificultar que a população a use em hipótese alguma.”  - disse.

            No mês passado o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) promoveu uma de suas reuniões deliberativas no plenário do parlamento. Assuntos de relevância e pertinência foram tratados em benefício à categoria. Já em Maio, o Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde (SEACS) do Rio de Janeiro encontrou-se com os profissionais da categoria que residem no município para tratar da fundação de um sindicato municipal.     A democratização do espaço público do Palácio Tiradentes vem agradando a população.

Publicado em 14/06/2017, por ASCOM