Profissionais da Fundação Oswaldo Cruz realizam serviços de higienização do acervo histórico da Câmara Municipal

O Palácio Tiradentes, sede da Câmara Municipal, possui um acervo histórico extremamente valioso sobre Paraíba do Sul. Nele, são armazenados atas de reuniões legislativas de décadas atrás, documentos importantes, etc. Parte desse material fica na Sala dos Vereadores João José da Silva Leal, local onde acontecem as reuniões internas dos parlamentares.             Cabe ao legislativo zelar pela sua conservação, afinal o acervo é importantíssimo na preservação da nossa história.

            Pensando nisso, o presidente Claudão do Povo, em parceria com a prefeitura, trouxe a equipe do ICICT (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Pública), que nela possui a seção de preservação dos acervos bibliográficos, ambos integrantes da Fundação Oswaldo Cruz. Junto a ele participaram as restauradoras Jurema Ricardo, Mônica de Sousa e Claudia Mendes num processo de higienização e diagnóstico de conservação de todo acervo existente na Câmara Municipal e também no Palacete Barão Ribeiro de Sá, sede da prefeitura.

            Segundo o presidente a iniciativa é uma forma de assegurar a preservação dos relatos históricos do município: “Muitas pessoas não sabem, mas a Câmara de Vereadores possui um acervo gigantesco e que nele contém as principais informações históricas das nossas origens, da história e política num todo. São livros e documentos com mais de duzentos anos de existência e que, se não forem preservados e cuidados com zelo, poderão se deteriorar. Este serviço que foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz é fundamental para nós mantermos esses documentos.” – disse Claudão.

Publicado em 14/06/2017, por ASCOM

Não existem fotos cadastradas